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Questão sobre Reflexão sobre Ética

Filosofia

Originais Teachy

'EM13CHS106'

Reflexão sobre Ética

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Filosofia

Na obra 'Crítica da Razão Prática', o filósofo Immanuel Kant propõe a ideia de um imperativo categórico, um princípio moral que é absolutamente incondicional e que comanda sem levar em consideração as consequências. Segundo Kant, 'Age apenas segundo aquela máxima pela qual possas ao mesmo tempo querer que ela se torne uma lei universal' (KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes). Sob essa perspectiva, a ética não seria determinada por um resultado que esperamos de nossas ações, mas sim pela razão e pelo julgamento sobre o dever. Considerando o contexto histórico-filosófico de Kant e o desenvolvimento do pensamento ético, analise a seguinte situação: um grupo de estudantes do ensino médio percebe que alguns colegas estão recebendo informações privilegiadas sobre questões de um vestibular importante, o que lhes daria uma vantagem injusta sobre os demais concorrentes. Diante desse cenário, quais seriam os passos para a aplicação do imperativo categórico de Kant na resolução desse dilema ético?
a.
Sob a perspectiva do imperativo categórico, os estudantes estariam agindo corretamente se decidissem também buscar acesso a informações privilegiadas, já que isso seria uma expressão da liberdade individual de buscar o melhor para si.
b.
Seguindo o imperativo categórico de Kant, os estudantes deveriam concluir que a ação correta seria a denúncia, pois a máxima de permitir a desigualdade de condições na competição não pode ser universalizada sem contradições na vontade e sem comprometer os princípios de justiça e igualdade.
c.
Com base no imperativo categórico de Kant, os estudantes deveriam adotar uma postura de indiferença em relação ao uso de informações privilegiadas, pois a moralidade de uma ação é determinada pelo sentimento subjetivo de dever, independentemente de suas consequências.
d.
Conforme o imperativo categórico de Kant, os estudantes deveriam justificar o uso de informações privilegiadas como uma forma de maximizar o bem-estar coletivo, mesmo que isso signifique uma desigualdade inicial.
e.
De acordo com o pensamento kantiano, os estudantes não deveriam se preocupar com as ações de seus colegas, pois a ética é determinada unicamente pelas consequências positivas que as ações possam trazer para a sociedade.

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